quarta-feira, 23 de junho de 2010

O Projeto

O Projeto Feijão foi idealizado por um morador do bairro Manoel Corrêa, periferia da cidade de Cabo Frio, RJ. Proprietário de um pequeno mercado, em um espaço reduzido dividido entre a casa e o comércio. Seu José, como é chamado, é um idealista que acredita que o conhecimento constrói e transforma o homem. Assim, ele, com toda sua dificuldade de cidadão brasileiro, para quem faltam oportunidades e sobram caminhos distorcidos  pela falta de recursos e de apoio, resolveu que com o mínimo que fizesse, mesmo que fosse em benefício da sua própria família ou da comunidade onde vive, ele estaria fazendo algo pra mudar o mundo. 
Seu José é casado, pai de três filhos e leva uma vida com dificuldades, mas isso não o impediu de levar adiante seu sonho e de hoje vê-lo se realizando, com a parceria de outras pessoas que se sensibilizaram com sua história.  
Tudo começou quando sua filha, em idade escolar, precisou fazer uma pesquisa para a escola e não encontrou material em nenhuma das bibliotecas as quais tinha acesso (biblioteca pública e as três universidades existentes na região). Seu José, neste momento, decidiu que iria abrir sua própria biblioteca e foi espalhando a informação pela comunidade. Em pouco tempo, ele já tinha conseguido uma boa quantidade de livros e alguns móveis básicos para poder começar a funcionar. Foi um sucesso. Adultos e crianças começaram a frequentar o local, o que fez com que Seu José ampliasse a biblioteca e diminuísse o espaço onde mantinha seu comércio. Assim nasceu o projeto que hoje conta com o apoio de pessoas anônimas e entidades para transformar a biblioteca comunitária em um projeto de verdade e com livre acesso a todos.
Sejam bem vindos para ajudar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário